Bio Cláudia Jorge

About Project

Cláudia Jorge, 45 anos natural do Seixal, trabalhou neste distrito, no Alentejo e também na Madeira, situação que, de alguma maneira, marcou a sua interação com as pessoas e com os alunos em particular. Atualmente reside nas Caldas da Rainha e trabalha pelo distrito de Leiria (sobretudo nos concelhos das Caldas da Rainha e da Marinha Grande) como professora/explicadora de matemática, formadora em áreas de desenvolvimento pessoal e Programação Neuro-Linguística, como coach, como mentora em trabalhos de counseling e mentoring e como guia/facilitadora de grupos meditativos e de desenvolvimento pessoal.

Tem um projeto em desenvolvimento e crescimento desde 2011 – 11Ofícios Oficinas de Aprendizagem (Caldas da Rainha), em 2019 cria a marca CJ Inside na área do acompanhamento e da promoção do desenvolvimento pessoal, individual, parental, educacional e empresarial e, no mesmo ano, é co-fundadora da marca SPPIC – Serviços & Publicações.

Foi uma pessoa que, desde os seus 23 anos, esteve sempre ligada aos adolescentes e jovens, devido à sua profissionalização em Ensino de Matemática. Em 2006, conclui uma Formação Especializada em Educação Especial – no domínio emocional e da personalidade. Em 2010 conclui o Mestrado em Educação, com a área de especialização em Problemas de Cognição e Multideficiência. Todas estas áreas ultrapassam a área académica da Matemática e se alargam ao desenvolvimento dos alunos, às suas diferenças e, consequentemente, às limitações ou às aptidões que apresentam face aos seus pares. Desde 2000 até ao momento participou em inúmeros retiros e formações que lhe foram abrindo os horizontes rumo a um caminho de crescimento pessoal, espiritual e emocional.

Por força das suas crenças e experiências (daquilo que sempre foi vivendo com alunos e pais, nas escolas, e como explicadora) sentiu desde cedo que muito havia a fazer, a melhorar, a implementar, a fazer crescer e, dessa maneira, começou por pôr em prática a partir de 2011, um conceito de ensino e de apoio ao crescimento pessoal e escolar naquilo que idealizou como sendo Oficinas de Aprendizagem – ensinar na prática, fazendo, demonstrando, provando ao aluno (e aos pares, à escola e aos pais) que este é capaz, sempre, e independente da sua maior ou menor capacidade de aprendizagem.

A par do desenvolvimento desta forma simples (mas eficaz) de ensinar, de estar, de crescer, de acompanhar tornou-se cada vez mais solicitada pelos pais e pelos adultos em geral e, como tal, mais próxima destes. Com todas as interações que estabeleceu e que continua a estabelecer percebeu que todos (adolescentes, jovens e adultos) têm como denominador comum uma força interna de querer fazer e ser melhor, de querer fazer e ser mais tranquilo, mais focado, melhor pessoa.

Ao longo do seu crescimento pessoal e do seu estudo contínuo e constante sobre o comportamento humano, percebeu que era premente construir ferramentas, práticas e concretas, que ajudassem as pessoas a fazer o seu caminho.

Em outubro/novembro de 2018 criou aquilo a que designou por Caderno de Exercícios e que é a primeira ferramenta prática que desenvolveu e testou: com os seus grupos de trabalho de desenvolvimento pessoal e espiritual. Depois de testado este instrumento de trabalho, foi aperfeiçoado e colocado no mercado de modo a conseguir auxiliar o máximo número de pessoas interessadas e dar resposta às solicitações que tem tido.

Em Agosto de 2019 publica a Agenda/Guia de jornada que designou por “365 dias, Quatro Estações e 52 horas” e é um guia de desenvolvimento pessoal, feito para desenvolver ao longo de 365 dias, com desafios, questões e provocações que, no final, levarão cada um dos seus utilizadores a sentir-se internamente mais em forma, mais motivados a crescer, mais focados em ser o que são e o que sonham ser, e a não se limitar ao que os outros querem que sejamos.

Formadora em várias áreas, construiu, ao longo dos últimos 15 anos, vários programas inovadores, de transformação e reconstrução pessoal. O retiro – ReprogrAma-te – nasce da sua continua pesquisa, do seu estudo constante, das suas vivências, do seu foco para alcançar o seu equilíbrio interior e da partilha das suas técnicas com os outros por forma a atingirem o seu equilíbrio e a descobrirem o seu potencial. O desafio foi escolher quais as primeiras técnicas e práticas a apresentar e trabalhar.

 

Project Details

  • ILT: ILT
  • Project Date: February 18, 2016
  • Project Url: